Como são feitos os golpes pelo WhatsApp?
Você já recebeu uma mensagem suspeita pelo WhatsApp de um amigo ou familiar pedindo dinheiro?
Já te ligaram ou enviaram uma mensagem pedindo um código de confirmação para verificar um anúncio ativo ou facilitar a sua divulgação?
Se essas situações ainda não aconteceram com você, provavelmente conhece alguém que já passou por esse golpe do WhatsApp.
É cada vez mais comum escutar relatos de usuários de WhatsApp que alegam receber contatos de golpistas que tentam convencer as vítimas a informar o número de confirmação do aplicativo e, a partir disso, ativar o aplicativo em outro telefone, roubando a conta para tentar aplicar golpes em seus contatos.
Você até estranhou a maneira diferente como a pessoa escreveu, falando de uma forma mais (in)formal que o normal ou mandando a mensagem por outro número de telefone. Mas na hora nem levou isso em consideração e PLIM! Fez a transferência de valor.
Como os criminosos conseguem entrar na sua conta de WhatsApp?
Utilizando o código de segurança do seu WhatsApp que você mesmo o envia.
Após conseguir seus dados através de informações públicas, anúncios na web, alguma assinatura de e-mail ou até mesmo na divulgação de um produto ou serviço onde seu telefone está sendo divulgado, eles enviam mensagens falsas em nome destes serviços.
Isso faz pensar que um serviço que realmente é usado está solicitando alguma verificação de conta.
Eles entram em contato com você pedindo a confirmação, por WhatsApp ou por telefone, de um código de verificação que será enviado via SMS.
Porém o que você e muitos não sabem é que esse, é o código de autenticação do próprio aplicativo, e acabam passando para os golpistas.
Com esse código de acesso, os criminosos conectam sua conta a um novo celular e te desconectam do seu WhatsApp.
A partir daí, conseguem utilizar o aplicativo como se fosse você. E normalmente fazem isso para pedir dinheiro a sua lista de contatos em seu nome, mas passando as informações bancárias deles.
Caiu na armadilha e agora?
Primeiramente, avise seus amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para alertá-los. Assim poderá evitar que façam transações financeiras para a conta dos golpistas.
Depois, tente imediatamente recuperar sua conta.
Você poderá desconectar os criminosos entrando novamente no aplicativo com seu número de telefone e confirmando, somente no WhatsApp, o novo código enviado. Ao digitá-lo, quem estiver usando a sua conta será desconectado automaticamente.
Mas atenção, caso os criminosos tenham ativado a “confirmação em duas etapas”, eles serão desconectados, mas a sua conta só poderá ser acessada por você após sete dias.
Eles podem, inclusive, ter acessado o WhatsApp Web, extensão para utilizar o aplicativo no computador.
Então, desconecte-os também acessando as Configurações/Ajustes > Conta > WhatsApp Web/Desktop > Sair de todos os computadores.
Se enviou um valor achando que era um familiar ou conhecido, comunique a pessoa que sofreu o golpe, o quanto antes.
Além disso, entre em contato com o banco da conta de destino avisando do ocorrido, a fim de verificar a possibilidade de cancelamento da transação e evitar futuras fraudes.
Tire prints, reúna documentos de comprovantes de pagamento e faça um Boletim de Ocorrência.
O diferencial das fraudes realizadas dessa maneira é que elas não envolvem o roubo da própria linha de telefonia celular, apenas do WhatsApp.
Como você pode evitar isso?
Existem duas ações muito importante que podem ser tomadas para evitar essa invasão.
A primeira é jamais compartilhar com terceiros o código de seis dígitos enviado pelo WhatsApp via SMS.
Importante verificar se o código pertence ao mesmo serviço: o WhatsApp, por exemplo, identifica a origem da mensagem.
Outra medida é ativar o recurso disponibilizado pelo WhatsApp para confirmação em duas etapas. É uma proteção a mais. Com ela ativada, é necessário digitar o PIN de seis dígitos sempre que quiser confirmar seu número de telefone no WhatsApp.
Como o PIN configurado precisa ser digitado regularmente (e não apenas ao ativar a conta), a chance de você se esquecer da senha é menor.
É importante que a senha não seja uma informação pessoal (como o a data de nascimento) e, principalmente, que não contenha os próprios números do seu telefone.
Veja como ativar a confirmação em duas etapas:
Entre em Configurações/Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR. Em seguida, defina uma senha e digite seu e-mail.
Em algumas ocorrências já registradas, percebeu-se que os criminosos aproveitam que as pessoas não fazem esta configuração de segurança em duas etapas e a fazem para que as contas não sejam mais recuperadas.
A configuração da senha no WhatsApp diminui o risco de um pequeno momento de desatenção acarretar no roubo total da conta, pois impedirá que o criminoso ative o seu WhatsApp no celular dele, mesmo que você tenha fornecido o número de confirmação por acidente ou que sua linha tenha sido roubada.
Mas sempre desconfie. Entre em contato com o seu conhecido no número de telefone original, preferencialmente através de ligação, para conferir se a pessoa realmente mandou mensagem ou se é alguém querendo se passar por ela.